Mais uma vez eu tenho a impressão que os meios de comunicação, ou não entendem o que divulgam, ou divulgam de maneira tendenciosa.
O jornal Folha de São Paulo de hoje, publicou reportagem sobre o resultado do ENEM, e traz algumas informações acerca da situação do ensino no Estado de São Paulo.
O leitor despreparado, entende claramente que a péssima qualidade do ensino no Estado de São Paulo é responsabilidade do quadro docente da rede pública estadual.
Contudo, não é bem assim.
Os dados divulgados pelo INEP apontam mesmo a péssima qualidade do ensino básico no estado, e se pode concluir que essa situação é mesmo catastrófica na rede pública estadual.
Mas veja um dado interessante, também divulgado pelo INEP: no estado de São Paulo, 85% dos docentes possuem curso superior. Esse número é bem maior do que o correspondente no estado do Rio Grande do Sul, que é de 73,12%. E lembrando que o Rio Grande do Sul é o estado mais bem colocado no ENEM (rede pública).
O que isso quer dizer? Volto a insisitr, problemas de administração. O governo do estado de São Paulo possui a principal ferramenta, que é o docente, e que está PREPARADO. Só não sabe como usar essa preciosa ferramenta, a exemplo de outros governos de estados e também de prefeituras.
Adorei qdo diz que o governo tem uma preciosa ferramenta e não sabe como usar...isso acontece no estado de MG...professores sem incentivo para
ResponderExcluirmelhorar seu currículo e consenquentemente para trabalhar...o governo só faz propagandas faraonicas mentirosas.
Oi Marcelo, adorei seus comentários sobre a educação em SP...saiba que em Minas Gerais, sofremos do mesmo mal.
ResponderExcluirAgradeço seus comentários.
ResponderExcluirAs situações que menciono a respeito de São Paulo, podem ser vistas como exemplos entre todos os estados do país, inclusive o seu, de acordo com o que diz, me parece.
Volte sempre!
obrigada por responder...meu nome é Adriane...
ResponderExcluirparabéns pelo blog...continue...a educação precisa de vc.
Olá Adriane!
ResponderExcluirTriste saber que MG não está melhor do que SP. Porém, bom saber que há indignação!!
Obrigado pelo incentivo e volte sempre!