quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Educação no Estado de São Paulo – Opinião

Mais uma vez, sob o comando do Governador José Serra, o Estado de São Paulo promoverá a realização de avaliação para os Professores do ensino público.



Num primeiro momento essa avaliação foi feita apenas para os docentes chamados temporários. Agora, será feita também para os efetivos.



Tudo sob o argumento que tudo isso melhorará a qualidade do ensino público no Estado.



Essa avaliação também será utilizada pela Secretaria de Educação no sentido de promover evoluções salariais aos docentes, de acordo com as notas obtidas. Segundo a Lei que aprovou essa medida, a evolução salarial poderá resultar numa diferença de mais de 5 vezes entre o menor e o maior salário dos Professores de mesma função.



Se a moda pega, os Governadores de Estado passarão por uma provinha também, e seus rendimentos dependerão do índice de evolução social correspondente ao seu Estado. Tudo isso em números absolutos, logicamente, assim como está para acontecer com os docentes paulistas.



Enfim, o projeto do Governo do Estado não possui qualquer base científica que possa garantir o que promete. E de outro lado, o Governo não conseguirá cumprir tal programa, tendo em vista que o índice de evolução salarial prometido está muito longe de caber no orçamento do Estado. Serra vai assar a batata, e jogá-la bem quente no colo do próximo...

4 comentários:

  1. Meus caros amigos...
    Realmente a questão do "ensino" em nosso estado e em nosso país é triste !!!
    Percebe-se claramente nas crianças e adolescentes de hoje, que o nível de cultura é baixo... e sequer há vontade política em mudar este quadro.
    Seria preciso a "conscientização e mudança de toda estrutura" de ensino e educação, envolvendo desde o aperfeiçoamento e reciclagem dos métodos oferecidos aos professores, e que deveria abranger todos os ciclos: jardim da infância, pré, ensino fundamental, médio, superior...com incentivos à prática de "disciplina", "estudos e pesquisas" e "esportes"...
    Mas claro está, que não há "interesse político" nesta mudança... afinal, é mais fácil "manipular ou mesmo comprar" votos em época de eleições... (povo sem cultura é mais fácil de administrar e iludir !!!)

    abr4ços
    HP

    ResponderExcluir
  2. Meu Caríssimo HP!!

    Obviamente tocaste no ponto certo, ou seja, a estrutura!!!


    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amei, o seu blog, estamos realmente precisando nos informar cada vez mais, sobre nossos direitos enfim..., e vc nos possibilitou isto...beijos.Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Olá Lúcia!!!

    Quem bom que gostou do Blog! Fico contente.

    Prometo que em breve vou postar textos mais específicos sobre essa matéria.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!