sábado, 9 de janeiro de 2010

Educação básica e Informática

Li em reportagem do Jornal Folha de São Paulo, do dia 27 de dezembro de 2009, que a Fundação Victor Civita promoveu trabalho de pesquisa em 400 escolas do país, acerca do ensino de informática no ensino básico.

Segundo a pesquisa, ensina-se pouco às crianças nesse aspecto. Mais ainda, conclui que o problema é a falta de preparo dos docentes.

Concordo com o conclusão, enquanto científica, mas não no que diz respeito à divulgação do fato em si, da forma como está exposto ao público.

Sabe-se que em muitas cidades brasileiras o ensino da informática se dá atribuindo-se essa tarefa aos professores que estejam mais familiarizados com a informática, o que, diga-se de passagem, atualmente não é assim tão rao.

No meu ver, então, o problema de deficiência no ensino da informática está muito mais ligado à incompetência do administrador da grande maioria dos estados e municípios (secretarias de educação), do que propriamente uma suposta "incapacidade" do docente para ministrar aulas dessa disciplina.

Aliás, se essa incapacidade existe, isso é responsabilidade da própria Administração Pública, que utiliza quantia insignificante do orçamento para a capacitação dos professores. Por isso que digo que concordo quando se fala em despreparo, mas que isso não se confunda com a responsabilidade, isto é, não se diga que o aluno não aprende por responsabilidade do docente.

Além de tudo, e como já mencionei, certamente em toda escola, seja ela municipal, estadual ou particular, pode-se encontrar docentes que gostam da informática, que estejam mais habituados e que concordem em ministrar essas aulas, bastando, assim, um simples remanejamento interno de função.

Para mim, é mera questão administrativa. E que a Administração Pública não busque se isentar de suas responsabilidades, mais uma vez, repassando-a ao professor.

Já sabemos muito bem que isso não passa de estratégia politiqueira. Pode ter certeza que em breve teremos algum candidato a prefeito ou governador ou presidente da república, alegando que vai resolver o problema do ensino de informática para o a educação básica.

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