quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mês e dia da Consciência Negra

Mais um feriado se aproxima, além de tantos outros.

Nem entendo muito bem o que significa "Dia da Consciência Negra", pra dizer bem a verdade. Acho que esse título já é uma forma de discriminar. Por que enrolar?? Por que não ir direto ao assunto?? Se a data foi eleita para promover uma consciência não racista, e especialmente para o povo em geral, por que não simplificar e dar um título mais objetivo?

Na minha opinião, é importante lembrar as raízes do nosso povo. Mas não posso concordar em dar tanta ênfase a esse assunto, a ponto de decretar "feriado" o dia 20 de novembro.

Penso que é mais importante o trabalho que professores do ensino fundamental desenvolvem nessa questão com seus alunos, ao tentar mostrar que as pessoas são iguais independentemente da cor, e, principalmente, quando promovem algumas atividades que possam trazer às crianças. as verdades da história do Brasil (muitos já o fazem).

Aliás, as crianças e jovens estão extremamente carentes do ensino de História e Literatura no nosso país. Pelo menos essa é minha impressão.

E os Governos deveriam se preocupar um pouco mais com a questão estrutural das escolas públicas, disponibilizando aos mestres todas as condições físicas e curriculares para que tudo isso ocorra, isto é, viabilizar programas de treinamento e desenvolvimento constantes, e investir pesado em tecnologia educacional.

Sei que receberei críticas, mas não posso concordar com esse feriado, mesmo porque, o dia do índio, comemorado em abril, apesar de ter importância da mesma grandeza, não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!